• Postado por : Projeto Caatinga sexta-feira, 12 de junho de 2015


    Rio Jacaré também conhecido como vereda Romão Gramacho, é um rio intermitente brasileiro, localizado no centro-norte do estado da Bahia, localizado a margem direita do rio São Francisco, sua nascente está localizada na cidade de Barra do Mendes e banha cidades como Morro do Chapéu, América Dourada e Seabra. O rio Jacaré é bastante extenso com quase 210 km extensão sendo um dos principais afluentes do rio São Francisco.
    A bacia do rio Jacaré ocupa uma área de 18.328 km², desagua na bacia do rio São Francisco e atende diretamente os municípios de Ibitiara, Seabra, Brotas de Macaúba, Souto Soares, Barra do Mendes, Ipupiara, Mulungu do Morro, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Ibipeba, Ibititá, América Dourada, Morro do Chapéu, João Dourado, São Gabriel, Jussara, Itaguaçu da Bahia, Ourolândia, Umburanas e Sento Sé.
    Devido à estiagem e à degradação ambiental como desmatamentos, queimadas, assoreamentos e barramentos não orientados, o rio está praticamente seco. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) diagnosticar a situação atual da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré e propor ações para incrementar a oferta de água no semiarido baiano.
    Entre as alternativas a serem estudadas estão o bombeamento da água no refluxo do rio São Francisco, ou seja, no fluxo contrário ao da nascente, e a construção de um canal a partir do São Francisco para alimentar o rio Jacaré. Além de abastecimento humano e animal das comunidades, a alimentação do rio Jacaré com água do rio São Francisco possibilitará equilíbrio do lençol freático e recuperação dos poços, repovoamento de espécies da ictiofauna nativa e, com isso, a piscicultura, pequenos projetos de irrigação e pequenas indústrias de processamento de frutas.
    No passado o rio Jacaré foi fundamental para o sertão baiano, o sertão pecuarista sobre tudo, fixou moradores a suas margens, garantindo o surgimento de vilas ao longo de seu percurso, como América Dourada, Canarana e Barro Alto. Hoje sofre com o grande número de barragens particulares e poços artesianos em seu percurso. A redução no fluxo fluvial que acarretou no assoreamento e secagem quase definitiva de alguns trechos.
    O estado atual do rio Jacaré tem decepcionado muita gente, principalmente os moradores locais mais velhos que viram a antiga "gloria"deste rio que hoje se encontra como apenas uma "sombra" do que um dia fora. Atualmente 450 mil habitantes em 23 municipios baianos sofrem por causa da estiagem devido a condição atual do rio Jacaré.

    Trabalho desenvolvido por: Pedro Augusto, Fábio Teixeira, Caio Gardel, Pedro Menezes e Kelvin Carvalho.

    { 5 comentários Comment }

    1. Realmente este rio e os cidadãos da região clamam por uma solução. Hoje está faltando cerca de 50cm para a barragem de Barra do Mendes Transbordar, mas infelizmente não há projetos e execução para que o resto do ano não vire novamente "aquele Saara".
      Precisa ser investigada e derrubada as barragens privadas e totalmente irregulares que foram construídas nas medições serranas.
      Tomara que este estudo, não fique só na teoria e realmente seja aplicado da forma correta como deve ser. #natorcida

      ResponderExcluir
    2. Essas informações estão erradas!
      Esse rio não atende todas essas cidades não!

      ResponderExcluir
    3. Olá, gostria de saber se o projeto ainda está em andamnto, se há algum projeto parado por falta de estudos e se há possibilidade de continuar.

      ResponderExcluir
    4. esse é o mesmo rio que na região de ITAGUAÇU conhecemos como RIO VERDE , REVITALIZAÇÃO JÁ

      ResponderExcluir

  • - Copyright © 2015 Projeto Caatinga - Desenvolvido por PH -